Sobre este blog

Este blog é um diário de bordo de minhas pesquisas a partir de jan./2016. O eixo principal é a crise ou mesmo impossibilidade da Modernidade e nossa relutância e medo em assumir seu fim. Dentro desse eixo, os temas relacionados que me interessam são:

o crescimento da religiosidade no mundo contemporâneo;
situações de conflito tendo como base diferenças culturais;
individualismo, preconceitos e fragmentação da sociedade em minorias;
– comparação entre tendências atuais e situações pré-modernas
desvalorização do saber e descrédito na ciência;
contradições da democracia.

Postarei resumos de leituras, reflexões sobre temas e autores que pesquiso e também estudos que reunirão esses pedaços em paisagens maiores, tentando aportar alguma compreensão sobre os temas acima.

A razão de ser deste blog é minha observação de que escrever para um público hipotético, ainda que pequeno ou mesmo inexistente, preenche a função de exigir certo nível de disciplina e dedicação que o trabalho solitário às vezes tende a dispensar. Para isso, estou usando esta grande e escura praça pública que é a web.

Sobre mim

Nasci em São Paulo em 1959. Sou físico formado pela USP em 1982, depois foquei meus estudos em filosofia de um ponto de vista mais da epistemologia. Arte foi outro tema que me interessou muito. Ganhei de meu pai, quando tinha 7 anos, alguns livros sobre pintores e por um bom tempo estudei a vida e obra dos “grandes mestres”. De 2001 a 2009, usei esse repertório para estudar algo como uma psicologia da percepção e modos de representação, com foco em uma teoria geral dos símbolos, desta vez de um ponto de vista da filosofia analítica. Profissional e paralelamente, desenvolvi carreira como executivo em grandes empresas. Morei em Chicago, Paris e Hamburgo. Em 2011, fiz pós-graduação na PUC em História da Arte, Crítica e Curadoria. De 2011 a 2015, trabalhei na CENTRAL Galeria de Arte. Hoje, iniciando 2016 e pela primeira vez, estou focado apenas em estudar e publicar o que pesquiso.